sábado, 16 de agosto de 2014

A Menina que Roubava Livros



         
            Eu lembro que, quando tinha uns nove ou dez anos, o livro fez muito sucesso. Então, como eu já era uma freqüentadora assídua de bibliotecas e livrarias desde aquela época, quis ler “A Menina que Roubava Livros”. O problema é que um amigo meu (uns três anos mais velho) disse que era uma história muito pesada e que eu não gostaria. Então, deixei pra lá. Em 2012, porém, eu vi essa belezinha na biblioteca do meu colégio e peguei. Como estava em semana de provas, demorei duas semanas para ler –triste-, mas terminei na semana do saco cheio (passei meu aniversário chorando por causa de você, Markus Zusak).
            (Curiosidade: chorei tanto, mas tanto, que a minha mãe acordou para ver o que estava acontecendo)
            Bem, vamos ao enredo. Liesel Meminger, uma garota órfã na Alemanha nazista, escapou da Morte mais vezes do que a maioria das pessoas. E é por isso que Ela decide contar a sua história. Liesel perdeu o pai, viu o irmão morrer e sabe que a mãe provavelmente também faleceu. Ela é enviada à casa de Hans e Rosa Hubermann, seus novos pais adotivos. No começo, a história é um pouco parada, pois somos apresentados aos moradores da Rua Himmel e seus respectivos passados,
            Aos poucos, Liesel vai desenvolvendo um afeto cada vez maior por Hans e Rosa –mesmo com seu jeito estranho de amar-, Rudy Steiner –o namorado que ela nunca teve- e a mulher do prefeito –a qual demorou a ser reconhecida como uma amiga. Ao longo de quase quinhentas páginas, vemos Liesel roubar livros, aprender a lê-los, a amar e odiar as palavras, a escrever e compartilhar –em segredo- pequenos pedacinhos do céu com seu amigo judeu.
            A diagramação, nas duas versões em que li, estava ótima. A capa nova, para o lançamento do filme, ficou maravilhosa!
            Então, esse livro é ambientado na Segunda Guerra. É muito real, com quase nada de fantasia. Mas é lindo, emocionante, e vai te fazer rir e chorar convulsivamente. Markus Zusak definiu no formato de um único volume o conceito de “perfeição”.

Título original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Editora (BR): Intrínseca
Páginas: 478
ISBN:0978-85-98078-17-5 ou 978-85-8057-451-7 (capa do filme, a versão que eu tenho)
Classificação: 5/5 (já que não pode 6/5... hahaha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário