sábado, 16 de agosto de 2014

O Caso do Marquês Desaparecido

Fanart mais linda do mundo <3 br="">



            Eu tenho uma paixão assumida por Sherlock Holmes. Sério. Para quem não conhece, Sherlock é um personagem fictício criado por Sir Arthur Conan Doyle. Ele é o melhor detetive inglês, ajudando até a resolver casos da Scotland Yard. Holmes é tão incrível assim por utilizar-se somente de seu intelecto (as histórias se passam mais ou menos na época vitoriana).
            Então, quando eu, amante da literatura britânica, vi a série “Os Mistérios de Enola Holmes” na livraria, comprei na hora. :D
            Enola Holmes é a irmã mais nova –e distante- de Sherlock Holmes. Igualmente inteligente, mas não valorizada por ser uma garota, Enola vê-se obrigada a sair da segurança do lar e encontrar sua mãe fugitiva. Porém, tanto Sherlock quanto Mycroft (seu outro irmão) estão dispostos a persegui-la por toda a Inglaterra para levá-la de volta para casa.
            Como se não bastasse toda essa confusão, Enola ainda se depara com casos semelhantes aos com que seu irmão trabalha. O primeiro a ser resolvido é o do Marquês Desaparecido, que dá nome ao primeiro livro da série.
            Como Enola é o foco principal, Sherlock e Mycroft não são muito retratados. Mas ela é uma personagem forte, tão inteligente quanto o irmão. Nessa caçada, Enola aprende, em menos tempo do que é necessário, a se disfarçar, habituar-se à grandiosa Londres e fugir de Sherlock.
            O livro é pequeno (pelo menos, mais fino do que os que eu costumo ler). As páginas são amareladas e a diagramação é ótima. O rosto de Enola na capa é muito expressivo, assim como o cenário é rico em detalhes.
           Resumindo: Enola Holmes é muito legal. É claro que a autora não alcançou o nível de raciocínio do Sherlock original, mas o trabalho ficou ótimo. Eu li em praticamente uma noite (comecei às oito e terminei à meia-noite hahaha). É um livro infanto-juvenil (um pouco mais puxado para o juvenil): não tem romances, nem nada do tipo. Mas foi bem escrito, e eu recomendo!

Título original: The case of the missing marquess: an Enola Holmes Mystery
Autora: Nancy Springer
Editora (BR): BonoboTeen / Novo Século
Páginas: 188
ISBN: 978-85-7679-288-8
Classificação: 3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário